A neurocirurgia é a especialidade da área médica que está responsável pelo diagnóstico e tratamento de indivíduos que apresentem lesões ou patologias referentes ao cérebro, coluna, medula e nervos periféricos e das doenças da coluna vertebral de natureza degenerativa (como a hérnia discal), infeciosa ou tumoral. Os profissionais neurocirurgiões estão encarregados de realizar esses tratamentos e cirurgias. Oficialmente, esta área é definida como a especialidade cirúrgica cujo tratamento pode ser cirúrgico ou não cirúrgico, não inclui somente a intervenção cirúrgica como tratamento, mas também a prevenção, o diagnóstico, a avaliação do paciente e a reabilitação.

Trata-se de uma especialidade complexa, onde são aplicadas técnicas de microcirurgia e para a qual é essencial o suporte de exames e tecnologias informáticas como a neuro-localização e a neuro-navegação, de modo a garantir a segurança do doente e aumentar a eficácia da intervenção.

A Neurocirurgia articula-se com outras especialidades médicas, como a Endocrinologia, Neurologia, Oncologia, Otorrinolaringologia e Oftalmologia, assim permitindo uma avaliação global e integrada de cada caso.

Dentre os inúmeros problemas que um médico especializado em neurocirurgia pode tratar estão:

 Traumatismos cranianos;

 Traumas na coluna vertebral;

 Doenças vasculares cerebrais, como os aneurismas e a obstrução arterial;

 Doenças vasculares da região cervical, que podem resultar em uma isquemia cerebral;

 Dor crônica na coluna;

 Tumores cerebrais, da coluna e medula;

 Epilepsia;

 Hérnias de disco;

 Hidrocefalia;

 Derrames;

 Síndrome do Túnel do Carpo;

 Entre outras.